FAQ – Gergelim Sem Pele à Granel | Rótulo do Bem
1. O que é o gergelim sem pele?
É a semente do gergelim que passou por um processo de retirada da casca externa. Isso deixa o grão mais claro, com sabor mais suave e textura mais macia, facilitando o uso em receitas e a digestão.
2. O gergelim sem pele tem os mesmos benefícios que o com pele?
Sim, ele continua sendo uma excelente fonte de gorduras boas, fibras, proteínas e minerais. Apesar de ter um pouco menos de fibras do que o gergelim com pele, ainda é um alimento altamente nutritivo.
3. O gergelim ajuda no controle do colesterol?
Sim! O gergelim é rico em gorduras insaturadas (como o ômega 6), fitosteróis e antioxidantes naturais (como a sesamina e a sesamolina) que auxiliam na redução do colesterol LDL (ruim) e no aumento do HDL (bom). Além disso, contribui para a saúde cardiovascular de forma geral.
4. Como posso consumir o gergelim sem pele?
Você pode:
Polvilhar sobre frutas, iogurtes, saladas e sopas;
Adicionar em pães, massas, biscoitos e bolos;
Bater em vitaminas ou usar como cobertura de alimentos assados;
Misturar em pastas, como homus ou tahine caseiro.
5. Qual a diferença entre o gergelim com e sem pele?
O gergelim sem pele é mais suave no sabor, mais macio e mais fácil de digerir, ideal para quem tem intestino mais sensível. Já o com pele tem mais fibras, mas também um sabor mais intenso e textura mais rígida.
6. O gergelim sem pele é indicado para dietas?
Sim! É uma excelente opção para dietas saudáveis, pois é nutritivo, sacia com pequenas porções e ainda ajuda na regulação do colesterol e da saúde intestinal.
7. O produto contém glúten?
Não. O gergelim não contém glúten, sendo seguro para pessoas com intolerância, mas pode conter traços por contaminação cruzada, dependendo do ambiente de envase.
8. Qual a validade e como conservar?
O gergelim tem boa durabilidade, mas deve ser armazenado em pote bem fechado, em local fresco e seco. Se possível, mantenha longe da luz e calor para evitar oxidação das gorduras boas. Você também pode guardar na geladeira para maior conservação.
9. Qual a quantidade diária recomendada?
De 1 a 2 colheres de sopa por dia são suficientes para aproveitar seus benefícios. Pode ser consumido de forma contínua como parte de uma dieta equilibrada.
10. Onde posso ver receitas com gergelim?
Siga o Instagram @rotulodobem para acompanhar receitas e dicas de como incluir o gergelim e outros ingredientes naturais na sua rotina de forma saborosa e prática.